Subestação da Creluz entra em operação em fase de teste

01/12/2021

11:51:45 AM

Geral

Nesta quinta-feira 14 de janeiro de 2021, entra em operação em fase de teste a subestação do Grupo Creluz, construída próxima a cidade de Pinhal, no centro de carga da Cooperativa.

Denominado Pinhal Augusto Moro, o empreendimento será responsável por atender 70% dos consumidores da Cooperativa, em 17 municípios da sua área de atuação.

O complexo tem uma capacidade máxima de 50 MW sendo uma das maiores subestações do interior gaúcho na atualidade e recebe energia em alta tensão da Usina Fóz do Chapecó, através de um linhão que ligará Planalto a Constantina.

O investimento total na subestação supera a marca R$ 22,5 milhões, sendo o maior investimento da Creluz na sua história em um único projeto e representa um marco para o desenvolvimento do norte gaúcho.

O presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, destaca que a subestação foi projetada para atender a demanda de energia da região no presente e também para o futuro, sendo totalmente operada a distância através de fibra ótica via telecomando, seguindo os altos padrões das engenharias elétrica e civil.

A subestação além de levar o nome do Município sede da Cooperativa, também homenageia em memória o associado Augusto Moro, que passou a residir em Pinhal em 1946, na área de terra onde hoje o complexo está situado.


Para sanar todas as dúvidas sobre a Subestação Pinhal Augusto Moro confira as principais perguntas e respostas:


O que é uma subestação?


É uma parte de um sistema de potência instalada em um local onde tem os equipamentos como transformadores de grande porte, chaves, disjuntores e religadores, entre outros, a mesma tem como principal função transformar a energia de uma tensão para outro nível podendo ser maior ou menor, no caso a Subestação da Creluz a transformação é de 138.000 Volts para 23.800 Volts que é chamando de Subestação rebaixadora. As mesmas são fundamentais nos sistemas elétricos para aumentar a disponibilidade de energia nas regiões que estão instaladas, bem como, a qualidade de energia juntamente com a redução de faltas e falhas no fornecimento de energia, entre outras vantagens.


Onde está localizada a subestação?

A Subestação Pinhal Augusto Moro está localizada na Linha Pitol, município de Pinhal-RS, em linha reta, aproximadamente, a 1 km da matriz da Creluz.


Porque foi escolhido o município de Pinhal?


Além da proximidade para manutenção e operação da mesma, o município de Pinhal é onde está instalada a matriz da Creluz e fica no centro da carga da Cooperativa. Apresenta condições muito favoráveis para a instalação de uma subestação.


Qual é a área total do local?


A área onde está sendo instalada a Subestação Pinhal Augusto Moro é de aproximadamente 15.000 m².


O que está contemplado neste investimento?

Fazem parte do complexo da Subestação Pinhal Augusto Moro como principais itens:

ü Disjuntores de alta tensão;

ü Transformadores de potência e para raios;

ü Religadores e transformadores de corrente;

ü Transformadores que servem para rebaixar as tensões de 138KV para 23KV;

ü Derivação da Linha de Transmissão de 138KV para interligar com a Subestação;

ü Seccionadores (chaves), estrutura civil como pórtico e bases para equipamentos;

ü Prédios de comandos que ficam os painéis com todo telecomando e sistema de proteção;

ü Cercas, malha de aterramento e outros equipamentos necessários para o funcionamento.

ü As redes compactas de distribuições para conectar os alimentadores que atendem os diversos municípios com a Subestação.


Qual a capacidade de transformação e distribuição de energia?


A capacidade de transformação e distribuição de energia da Subestação Pinhal Augusto Moro é de até 50 MW médio, com essa energia daria para abastecer a uma população de aproximadamente 150 mil pessoas.


Quais municípios vai atender?


A Subestação Pinhal Augusto Moro irá beneficiar 17 municípios:

Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Boa Vista das Missões, Jaboticaba, Cerro Grande, Lajeado do Bugre, Sagrada Família, São Pedro das Missões, Novo Tiradentes, Pinhal, Rodeio Bonito, Seberi, Liberato Salzano, Cristal do Sul, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Ametista do Sul.


Vai melhorar a capacidade de distribuição de energia da Creluz?


É a obra mais importante da história da Cooperativa, porque aumenta significativamente a capacidade de distribuição de energia e melhora a confiabilidade do sistema com redução nas quantidades de faltas de energia.


Quando iniciou a construção?


Iniciou a parte de construção com o cercamento em 04 de fevereiro de 2019 e a obra interna em 14 de setembro de 2019 com drenagem da área sendo executada em primeira parte.


Quais são as etapas da obra?


Foram vencidas três grandes etapas: civil, eletromecânica e elétrica.


O que muda para a região?


Esta obra coloca a região em outro patamar se tratando de infraestrutura de sistema elétrico. Com a Subestação Pinhal Augusto Moro, a nossa região contará com um sistema elétrico mais robusto e totalmente preparado para entregar aos associados energia com mais qualidade, segurança e confiabilidade. A disponibilidade de carga é outro ponto fundamental que facilitará a entrada de novos investimentos de qualquer porte nos municípios por ela atendidos.


Qual o valor total do investimento e por quem foi financiado?


Está orçado em R$ 22,5 milhões e foi financiado pelo BADESUL.


Quando entrará em operação?


Entra em operação em fase de testes em janeiro de 2021, o ato solene de inauguração será em abril de 2021, no mês em que a Creluz completará 55 anos de fundação.

Fonte:Edevaldo Stacke

Compartilhe