10/30/2024
04:21:46 PM
Uma tarde dedicada ao cuidado da saúde da mulher e do homem, assim foi a segunda edição do " Prevenir é Viver", evento promovido pela secretaria municipal de saúde em alusão ao Outubro Rosa e Novembro azul, meses dedicados à prevenção do câncer de mama e de próstata.
O evento contou com a presença de autoridades municipais, conselho municipal de saúde, representantes religiosos e com grande número de público que se fez presente para receber as orientações repassadas pelos médicos Dr. Eduardo Schwede e Dr. Fagner Tomasi.
Dr. Eduardo explanou aos presentes sobre o câncer de mama, autoexame, indicativos da doença que devem ser observados, fatores de risco, fatores de proteção, salientando sobre a importância da realização do exame com a frequência indicada para a idade. Em Entrevista Eduardo salienta “ a mensagem importante é o rastreamento, a detecção precoce, quanto antes a pessoa conseguir fazer o exame, no tempo corretamente a gente consegue ter uma maior taxa de detecção e maior taxa de sucesso nestes casos”.
Dr. Fagner trouxe orientações e explicações sobre o câncer de próstata, como ele se apresenta, dados sobre a doença, fatores de risco e detalhamentos sobre os exames e tratamento, em entrevista à Rádio Voz Comunitária destacou: “ - É sempre importante procurar a unidade de saúde quando tiver sintomas, consultar com um médico, relatar o que está acontecendo, não ter vergonha, perder o pudor que existe em torno da doença pra que isso não seja uma gravidade ainda maior pra esse paciente”.
Durante o mês de novembro o Laboratório Vargas está disponibilizando para os homens exames de PSA gratuitamente, Diego Vargas, proprietário do laboratório, falou aos nossos ouvintes “ por mais um ano seguido estamos disponibilizando para os homens mais de 150 exames de PSA, você não precisa ter requisição ou pedido médico para fazer, compareça no laboratório ou vá na secretaria da saúde que será disponibilizado o vale exame para realizar a coleta”.
A enfermeira Joelma Begnini agradeceu os presentes e salientou que o assunto deve ser tratado durante todo o ano e não somente nestes meses de outubro e novembro, e que a secretaria está à disposição para atender a demanda dos homens e mulheres do município.
Reportagem: Flávia Nilson e Eduarda VedoiCompartilhe