07/29/2025
09:47:50 AM
No dia 28 de julho, nas dependências do CTG Cancela da Palmeira, ocorreu a reunião de divulgação da operação Terra Forte. O programa, voltado à recuperação socioprodutiva, ambiental e de resiliência climática da agricultura familiar gaúcha, é uma iniciativa de recuperação de solos, proposta pelo Estado do Rio Grande do Sul.
O Terra Forte promove práticas sustentáveis e posiciona a agricultura familiar como eixo estratégico na reconstrução do estado, especialmente após os desafios enfrentados nos últimos tempos.
O financiamento do programa vem do Fundo de Reconstrução do RS, e a iniciativa deve beneficiar diretamente 15 mil agricultores familiares. No município de Novo Barreiro, serão beneficiadas 29 famílias, com repasse de até R$ 30 mil para cada uma.
O objetivo do programa é identificar e diagnosticar as propriedades rurais, elaborar planos individuais de recuperação, estruturar patrulhas mecanizadas, oferecer assistência técnica para a implementação dos planos e difundir tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. A execução das etapas será feita pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
As famílias interessadas deverão se inscrever presencialmente na unidade local da Emater, com o auxílio dos extensionistas. A seleção será realizada por meio do Conselho Municipal de Agricultura, composto por representantes da comunidade e das cooperativas do município. Após essa etapa, o projeto seguirá para aprovação regional e estadual.
As datas de inscrição ainda não foram divulgadas. No entanto, conforme orientação da Emater, os produtores terão um prazo de 30 dias para se inscrever, a partir do início oficial do processo.
Compartilhe