Perspectivas e oportunidades da “Saúde inteligente” na agenda estratégica Brasil-China

09/15/2021

11:22:39 AM

Geral

Ø  Iniciativa do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, webseminário debateu um dos setores que mais cresce no mundo, que engloba o uso de tecnologias inteligentes, como Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina (ML), recursos de Internet das coisas (IoT), análise em memória em tempo real, entre outros, para alcançar excelência operacional e clínica na gestão e prestação de cuidados em saúde

 

No dia 14 de setembro, o webinário “Saúde Inteligente” com tema das perspectivas e oportunidades foi realizado online. O evento foi organizado pelo Consulado Geral da China no Rio de Janeiro online, que reuniu governo, empresas e especialistas dos dois países. Ele é parte da programação da Feira Internacional em Nuvem para Comércio de Serviços China-Brasil 2021 (CIFTIS China-Brasil).

A saúde é um dos grandes desafios atuais de países, das empresas e da sociedade. Em 2020, com o surto da pandemia COVID-19, que trouxe um grande desafio para todo o mundo, mudou-se também a maneira como as pessoas vivem e têm acesso ao atendimento médico. Durante a pandemia, está cada vez mais fortalecida a parceria sino-brasileira na área de saúde. As empresas chinesas forneceram uma grande quantidade e variedade de equipamentos hospitalares, EPIs e serviços técnicos de combate ao COVID-19.

A Sra. Che Jiangyangzi, representante da CHINA MEHECO CORPORATION - MEHECO DO BRASIL, fez a moderação do evento e deu as boas-vindas aos participantes e ao público, ressaltando a importância da iniciativa.

A abertura teve as seguintes falas:

Chen Yongcan, Cônsul-Geral Adjunto da China no Rio de Janeiro, destacou a importância e oportunidades. “A luta contra a Covid-19 ainda deverá promover o desenvolvimento dos povos da China e do Brasil”. O cônsul-geral adjunto disse ainda que a “Medicina Tradicional Chinesa desenvolveu um importante papel no combate à covid 19” e finalizou reforçando estar “convicto que o webinar pode aproximar mais o Brasil, em especial o Rio de Janeiro, com a China para vencermos a Covid-19 o mais rápido possível”.

O Sr. Marco Polo Sampaio Moreira Leite, presidente do Conselho Superior da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), destacou que “temos muito a cooperar entre os nossos países, não só para nosso benefício, mas para o benefício do mundo. Tenho certeza de que se unirmos cada vez mais o tradicional conhecimento chinês com a nossa biodiversidade da Amazônia, poderemos ter grandes benefícios para toda a humanidade”.

A Sra. Zoraide Gomes, agente de Promoção da Saúde Reconhecida pelo Ministério da Saúde e Conselheira da Cidade do Rio de janeiro, destacou que tem “atuado como agente de promoção de saúde em favelas do Rio de Janeiro há 27 anos. Sempre buscando trazer medicinas tradicionais para que as pessoas fiquem menos doentes. Estar aqui é muito importante e um lugar de esperança, uma conexão para que outra medicinas tradicionais possam chegar a essas populações.”

 

Parceria na pandemia

Moderadora do evento, a empresa CHINA MEHECO citou seu exemplo de parceria. Durante a pandemia, a CHINA MEHECO entregou ao Brasil dentro de 4 meses mais de 4.500 equipamentos incluindo mais de 700 ventiladores para uso UTI e mais de 1.700 monitores com 6 aviões fretados e navios consecutivos, apesar da escassez e aumento dos preços das matérias-primas e interrupção da logística internacional. A equipe técnica da CHINA MEHECO providencia serviços e suporte técnico da instalação e treinamento nos hospitais públicos, garantindo o bom funcionamento dos equipamentos fornecidos. Os equipamentos que a CHINA MEHECO forneceu são amplamente utilizados no sistema público dos municípios e estados, e foram avaliados com feedbacks positivos pelos profissionais de saúde.

Sr. Jiao Jianan, representante da CHINA MEHECO CORPORATION, Gerente Geral da MEHECO DO BRASIL, falou sobre a Cooperação na Medicina China-Brasil. “Durante a pandemia assumimos um papel de responsabilidade social de empresa estatal e ajudamos o Brasil fornecendo aos institutos de saúde grande quantidade de equipamentos”.

Para a MEHECO DO BRASIL o setor “visa ampliar a cooperação com as entidades brasileiras e aprofundar o desenvolvimento do mercado no país”.

 

Áreas estratégicas Brasil-China

A CHINA MEHECO, aproveitando as vantagens como uma empresa estadal, através das experiências no desenvolvimento nos mercados internacionais, formou uma maneira de cooperação com base em providência aos clientes de solução integrada e comércios de exportação e importação. Com estabelecimento do afiliado da CHINA MEHECO Corporation no Brasil, no futuro, a CHINA MEHECO visa aprofundar o desenvolvimento no mercado brasileiro da indústria de médico e saúde.

Os responsáveis do Hospital Sírio-Libanês, do Grupo Puyi global do Brasil, da Beijing Tong Ren Tang Chinese Medicine, da a Fundação Hengji de Desenvolvimento e Gerenciamento de Saúde de Beijing, do Instituto de Matéria Médica Chinesa de Pequim, do Instituto Vital Brazil (IVB), participaram do evento, compartilhando as pespectivas mais avançadas na área de saúde.

O webseminário teve assinatura da MOU (Memorando de Entendimento) na “Medicina Tradicional e Exposição de Realizações de Pesquisa de Plantas Medicinais”.

 

CIFTIS 2021 e CIFTIS CHINA-BRASIL

A Feira Internacional para Comércio de Serviços 2021 (CIFTIS) é realizada em Pequim, uma iniciativa do Ministério do Comércio da República Popular da China e do Governo Popular do Município de Pequim. Com a pandemia, o mundo passa por grandes mudanças. Para aprofundar a parceria integral estratégica entre a China e o Brasil e promover ainda mais o intercâmbio bilateral e a cooperação pragmática, o Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro realiza a Feira Internacional em Nuvem para Comércio de Serviços China-Brasil 2021 (CIFTIS China-Brasil), desde 30 de agosto. A CIFTIS China-Brasil estabelecerá uma plataforma pública de comércio internacional de serviços, para promover os intercâmbios nos campos de Serviços Técnicos, Serviços Comerciais, Saúde Inteligente, Cidades Inteligentes e Comércio Cultural, melhorar o nível de cooperação internacional econômica e comercial. É a primeira feira nacional, internacional e abrangente do mundo para comércio de serviços, servindo como uma vitrine, uma plataforma de intercâmbio e uma ponte de cooperação para a indústria de serviços e o comércio de serviços. A Feira deste ano irá captar tendências globais como “economia digital”, o “pico de carbono” e a “neutralidade de carbono”, destacando a “abertura e cooperação de serviços” para promover a recuperação econômica, com o tema “Rumo ao futuro digital e desenvolvimento impulsionado por serviços”.


 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe