Horto Medicinal trabalha a relação das plantas bioativas com órgãos do corpo humano

05/09/2022

09:42:53 AM

Geral

O amor pelo trabalho com as plantas bioativas já vem sendo cultivado há muitos anos pela Pastoral da Saúde de Novo Barreiro através da elaboração de tinturas, xaropes e pomadas medicinais, que são ofertadas à população e o lucro é revertido em mais matéria prima para o trabalho da pastoral.

Desde o ano passado, o trabalho das voluntárias da Pastoral da Saúde vem sendo remodelado e intensificado, com a inclusão de novas ações a este trabalho, como a confecção de sabonetes medicinais, novas tinturas e a construção de um novo horto medicinal e o relógio do corpo humano, para que além de se ter matéria prima para o uso da pastoral, se tenha um local didático para que a população possa ter mais conhecimento sobre as plantas medicinais, aromáticas e condimentares.

O Horto Medicinal Relógio do Corpo Humano é uma metodologia de trabalho com as plantas que permite as pessoas conhecerem melhor seu próprio organismo. O projeto trabalha a relação das plantas bioativas com os principais órgãos do corpo humano, informando os horários de maior atividade de cada órgão e quais as plantas recomendadas para auxiliar o bom funcionamento do mesmo.

Este trabalho tem o apoio da Paróquia São João Batista, Poder Público de Novo Barreiro e Emater/RS-Ascar do município. O grupo de trabalho da Pastoral da Saúde é formado por pessoas voluntárias do município.

A construção do horto medicinal Relógio do Corpo Humano, iniciou no ano passado, após planejamento da atividade, com a demarcação dos canteiros pela equipe da Emater. Já o plantio das mudas iniciou na ultima semana, ocasião em que as voluntárias disponibilizaram as mudas.

Segundo a Extensionista Rural da Emater/RS-Ascar, Thais Albarello, além de oferecer as plantas necessárias para o trabalho da Pastoral da Saúde, o horto terá uma função didática, que permitirá a visitação de toda a população, ampliando o conhecimento através da identificação e uso correto das plantas bioativas, promovendo a saúde das pessoas.

Com informações da Extensionista Thais Albarello e Jornal Tribuna da Produção



Compartilhe