Em comemoração ao dia internacional do cooperativismo, Creluz abre a Usina Cerro do Sol para visitação

06/30/2022

10:37:44 AM

Geral

Tradicionalmente no primeiro sábado do mês de julho é comemorado o dia internacional do cooperativismo, em alusão a esta data neste sábado dia 02 de julho, a Creluz estará abrindo os portões da Usina Cerro do Sol para visitação da comunidade regional. Associados, famílias, escolas, autoridades, imprensa e comitivas de vários municípios da região norte do Estado estarão em Cerro Grande.

O complexo é no momento a maior Usina Solar do Estado do Rio Grande do Sul, representando o maior investimento da história do município de Cerro Grande e um dos maiores da nossa região na atualidade atingindo um montante de R$ 15 milhões.

A Usina também é a maior planta de geração fotovoltaica da Creluz, sendo a décima segunda central de geração instalada pela Cooperativa, que possui agora sete hidrelétricas e cinco solares. No total, a nova usina possui 5.670 painéis solares bifaciais e mono cristalinos, com 2 transformadores e 30 inversores. A capacidade de geração é de 6 milhões de kw/hora por ano, carga suficiente para abastecer em média cerca de 5 mil residências urbanas.

O complexo Cerro do Sol é totalmente comandado, monitorado e operado a distância, através de tele comando, sendo controlado pelo Centro de Operação da Cooperativa. A sua construção demorou menos de um ano e a operação em fase de testes iniciou em 04 de abril se estendendo até o dia 28 do mesmo mês, quando entrou em operação definitiva.

Mesmo em seu período de construção, antes de entrar em operação, o empreendimento já gerou arrecadação para o Município, somente em ISS (Imposto Sobre Serviços), a Creluz recolheu para Cerro Grande R$ 77.672,37. Agora em atividade, a Usina continuará gerando receitas mensais aos cofres públicos através do pagamento de impostos, tornando-se uma das principais contribuintes.

Em comunicado enviado a imprensa e através de divulgações nas redes sociais, a Creluz informa que não se trata de uma inauguração, não havendo qualquer ato solene e sim abertura para a visitação em alusão ao dia internacional do cooperativismo, com a intuição de demonstrar na prática a importância da contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sustentável da região onde atua.


Edevaldo Stacke/Ascom Creluz.

Compartilhe