BALANÇO DOS REGISTROS DE CANDIDATURAS

09/21/2020

11:37:50 AM

Geral

O Cartório Eleitoral de Palmeira das Missões realizou balanço do quantitativo dos Registros de Candidaturas realizados até o momento, bem como da quantidade esperada de registros a serem recebidos para as Eleições deste ano nos municípios da 32ª Zona Eleitoral.
Para a realização deste levantamento, foram consideradas as informações publicadas nas atas de convenção encaminhadas até o final do prazo, em 16 de Setembro, bem como os registros recebidos e os protocolados eletronicamente junto a Justiça Eleitoral até o final do expediente do dia 18 de Setembro.
O primeiro resultado apurado, indica a expectativa de serem recebidos 262 Registros de Candidatos aos cargos eletivos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, com base no resultado das convenções realizadas.
Esclarece o Cartório de que só podem ser registrados os candidatos que foram escolhidos em convenção, de forma que o número final de candidatos pode ser até menor, porém dificilmente maior do que o número de candidatos escolhidos em convenção. Seguem os quantitativos gerais, cargo e por município:
Candidatos Escolhidos em Convenção:
Candidatos a Prefeito: 14
Candidatos a Vice-Prefeito: 14
Candidatos a Vereador: 234
Total de Candidatos Escolhidos em Convenção: 262
Candidatos Escolhidos em Convenção por Município:
Prefeito/Vice Prefeito Boa Vista das Missões: 4
Prefeito/Vice Prefeito Lajeado do Bugre: 4
Prefeito/Vice Prefeito Novo Barreiro: 4
Prefeito/Vice Prefeito Palmeira das Missões: 6
Prefeito/Vice Prefeito Sagrada Família: 2
Prefeito/Vice Prefeito São José das Missões: 4
Prefeito/Vice Prefeito São Pedro das Missões: 4
Vereadores Boa Vista das Missões: 21
Vereadores Lajeado do Bugre: 29
Vereadores Novo Barreiro: 39
Vereadores Palmeira das Missões: 73
Vereadores Sagrada Família: 21
Vereadores São José das Missões: 24
Vereadores São Pedro das Missões: 27
Também foi realizado um balanço do total de registros em processo de efetivação, ou seja, que já foram recebidos pela Justiça Eleitoral e já foram registrados ou aguardam aceite:
Total de Pedidos: 83
Por município:
Boa Vista: 2 (1 registro de chapa majoritária)
Lajeado do Bugre: 14(1 registro de chapa majoritária/12 vereadores)
Novo Barreiro: 0
Palmeira das Missões: 22 (1 ch. maj./20 vereadores)
Sagrada Família: 22 (1 ch. maj./20 vereadores)
São José das Missões: 0
São Pedro das Missões: 23(1. ch. maj./21 vereadores)
Ressalta-se que estão entre estes pedidos pendentes de processamento. Não se considerando estes, estão registrados apenas 57 candidatos, cuja nominata pode ser consultada no site de Divulgação das Candidaturas (DivulgaCandContas). A expectativa é que já estejam processados os demais até segunda-feira.
Os pedidos recebidos constituem-se em um pouco mais de 31% do total de pedidos de registros esperados, conforme as escolhas em convenção.
No momento, o único município que já teve a totalidade de seus candidatos recebidos pela Justiça Eleitoral é Sagrada Família. No total foram recebidos 22 registros daquela localidade, não se efetivando apenas um dos escolhidos em convenção.
PUBLICAÇÃO DOS CANDIDATOS REGISTRADOS
Ao serem recebidos e tratados os pedidos de registro de candidaturas, um edital é publicado que abre prazo de cinco dias para impugnações aos registros pelos legitimados ou apresentações de notícia de inelegibilidade por qualquer cidadão. Dos pedidos recebidos, já foram publicados editais das seguintes chapas:
PDT - São Pedro das Missões - Candidatos a vereador
PP - Sagrada Família - Candidatos a vereador
PL - Sagrada Família - Candidatos a vereador
PTB - Sagrada Família - Candidatos a vereador
Os editais referentes a estes registros foram publicados no Diário de Justiça Eletrônico da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul na última terça-feira, dia 15. Não foram registradas impugnações até o momento.

Compartilhe