AMZOP se posiciona em desfavor à volta das aulas presenciais no mês de outubro

10/01/2020

01:39:07 PM

Geral

Em reunião online, apenas um município se mostrou favorável ao reinício das atividades normais

A maioria dos prefeitos se posicionou contra o retorno das atividades presenciais no mês de outubro, em reunião por videoconferência ocorrida na manhã da última quarta-feira, 30. O discurso se repetiu por parte de praticamente todos os gestores e secretários municipais de Educação da região da AMZOP, quando os mesmos alegaram que as opiniões gerais da comunidade escolar configuram um percentual desfavorável para o recomeço agora.

Outra questão que foi elencada foi sobre o fato de muitos profissionais educadores ou funcionários das instituições estarem afastados por pertencerem ao grupo de risco à Covid-19, outros para concorrer a cargos eletivos, não sendo permitida a reposição por ser período eleitoral. Também, relataram que a grande maioria dos pais não concorda em enviar seus filhos para as escolas nas condições em que a pandemia ainda se apresenta.

O único município – dos que participaram da reunião – que se mostrou favorável ao retorno das aulas presenciais no próximo mês foi Ronda Alta. O prefeito Gasparetto disse que “alguma coisa precisa ser feita” e que considera possível em sua cidade aprovar o reinício. Todavia, pela maioria expressiva de opiniões contrárias, a AMZOP se posicionou oficialmente pedindo prorrogação até o final do mês para estudar a situação. É importante lembrar que a decisão é facultativa e cada gestor tem livre arbítrio para decidir sobre a questão, no momento.

Sobre o prosseguimento da taça SESC-AMZOP, ficou decidido que também não será reiniciada no momento. Antes do final do mês será realizada nova reunião para serem reavaliadas estas duas atividades.


Compartilhe