Alunos participam de roteiro turístico Caminhos da Erva-Mate

09/18/2025

09:14:19 AM

Geral

O guia do roteiro, Sérgio Magalhães, extensionista da Emater, conduziu o grupo de alunos do 8° e 9° do ensino fundamental das escolas municipais, em uma atividade especial para conhecer de perto os processos que envolvem a produção da erva-mate.

O evento faz parte da programação da Semana Farroupilha 2025, organizado pela Secretaria da Cultura de Novo Barreiro. A primeira parada foi no Viveiro Amann, que há mais de 20 anos atua no cultivo de mudas.

O espaço nasceu a partir de um processo cuidadoso que começa com a coleta das sementes, que passam por uma etapa de quebra de dormência durante cerca de seis meses. Em seguida, elas são plantadas em tubos, onde várias sementes são colocadas juntas, mas apenas a que apresenta melhor desenvolvimento segue para o crescimento.

As mudas fortalecidas, quando atingem o ponto ideal, são levadas ao solo definitivo, onde podem enraizar e se desenvolver. Além de detalhar o processo de produção das mudas, Sérgio também explicou os cuidados necessários no momento do plantio no solo. Na sequência, o grupo visitou a propriedade de Pedro Brizolla, produtor de erva-mate desde 1987.

No local, os alunos puderam observar de perto as árvores de erva-mate e conhecer a agroindústria que produz e comercializa a marca Rainha do Sul, com produtos destinados ao chimarrão e ao tereré. Além de vivenciar o cultivo, os visitantes acompanharam as etapas do processo de industrialização. O extensionista Tiago Machado também acompanhou a atividade e destacou o papel da Emater no incentivo à produção sustentável da erva-mate. Segundo ele, o manejo adequado garante maior produtividade em menor tempo, sem comprometer a preservação dos ervais.

Reportagem/ fotos: Eduarda Vedoi

Compartilhe