13° FÓRUM FLORESTAL RS DISCUTE O TEMA TURISMO COM ERVA MATE

Geral

O Auditório central da EXPODIRETO ficou lotado na manhã desta quinta-feira, 05 de março de 2020, na segunda maior feira do estado do Rio Grande do Sul. O tema abordado foi turismo rural com erva mate, três palestrantes fizeram a explanação versando sobre diversas temáticas. A primeira palestrante ficou a cargo de Luciana Gobbi, assistente técnica regional social da região  de Passo Fundo,historiadora e pós graduada em tecnologia de alimentos, com 29 anos de atuação na Emater/Ascar RS que desenvolveu o tema TURISMO RURAL FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO UM NOVO OLHAR PARA O CAMPO.

Luciana apresentou um histórico  sobre a trajetória do Turismo Rural na Argentina ,no Uruguai e no Brasil na década de 1980.No ano de 1986 no Brasil no município de Lages SC, no hotel  fazenda em Lages começam as primeiras visitações turísticas na região sul.

No Rio grande do sul, em 1992 através dos caminhos de pedras em Bento Gonçalves o turismo rural começa a ganhar força.A palestrante apresentou várias experiências dos 05 polos ervateiros do nosso estado.Planalto Missões,Alto Taquari  Nordeste gaúcho,Vales e Alto Uruguai.

O segundo tema abordado ficou a cargo de Elaine Andriolli, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Novo Barreiro,mestra em desenvolvimento rural e local sustentável  que tratou do tema  GESTÃO PÚBLICA E FOMENTO INSTITUCIONAL,UMA VISÃO ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL SUSTENTÁVEL. Elaine abordou sobre o tema benefícios sociais e ambientais a diminuição do êxodo rural a geração de novas oportunidades de trabalho e renda e aumento da venda direto ao consumidor, de produtos agrícolas in natura, artesanato, produtos agro alimentares diversos, diversificando a economia local e regional,aumentado a auto estima dos trabalhadores,valorizando os saberes,sabores e fazeres da preservação do patrimônio material e imaterial,bem como a conservação dos recursos naturais.

O TERCEIRO TEMA ABORDADO FOI  ROTA DA ERVA MATE UMA VIAGEM PELOS POLOS ERVATEIROS DO RIO GRANDE DO SUL., que ficou a cargo de Ariana Maia do Polo ervateiro de Ilópolis RS sócia na empresa  Inova-mate,industria e comercio de erva mate e coo-fundadora da caravana da erva mate de Ilópolis, ela falou sobre  o processo histórico do cultivo da industrialização e comercialização nos polos ervateiros,também falou sobre o destino da erva mate integração e desenvolvimento,além disso falou sobre a necessidade de qualificação constante,fortalecimento da integração privada, melhoria da gestão e investimento em infra estrutura e gestão participativa.


Fonte> Romario Rossetto


Compartilhe