NOTICIAS

Ensino Religioso e Relações Humanas pautam encontro em Palmeira das Missões

Ensino Religioso e Relações Humanas pautam encontro em Palmeira das Missões

Acontece nesta terça-feira, 10, a oitava edição do Encontro Regional de Ensino Religioso e Relações Humanas, promovido pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através da 20ª Seccional do Conselho Regional do Ensino Religioso (Coner) e do Grupo de Apoio ao Ensino Religioso (Gaper), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento iniciou às 8h30min e segue até às 17h30min, na Câmara Municipal de Vereadores, em Palmeira das Missões.

 

A titular da 20ª CRE, Ana Jossade Félix Vieira, abriu o evento e agradeceu o trabalho desenvolvido pelos professores de Ensino Religioso junto às escolas.

 

A assessora de Ensino Religioso da Seduc, Josefa Janete Correia de Holanda Cavalcanti, também presidente da Associação de Professores de Ensino Religioso no Estado (APER/RS), discorreu sobre o Ensino Religioso como Área de Conhecimento e Patrimônio cultural das diferentes tradições religiosas, proporcionando a experiência da alteridade, a análise e a reflexão sobre o papel das tradições. Ela ainda aborda os Eixos Organizadores do Conteúdo do Ensino Religioso para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, como as Culturas e Tradições Religiosas, Teologias, Textos Sagrados, Ritos e Ethos, metodologia e avaliação.

 

Ainda integram a programação Dinâmicas, reflexões e atividades lúdicas. Mais de 130 inscritos entre professores de Ensino Religioso e Coordenadores Pedagógicos participam da formação que tem carga horária de 10 horas.

 

Ensino Religioso

Esta formação se fez necessária em cumprimento à Constituição Federal 1988 – Artigo 210, Constituição Estadual 1989 – Artigo 209, LDB 9.394/96 Artigo 33 em cumprimento às orientações da SEDUC, para que o professor mesmo que seja concursado em outra área e disciplina assuma o Ensino Religioso na escola, sob o respaldo legal do parecer CP/CNE 97/99.

É tarefa da instituição de ensino esclarecer à comunidade escolar sobre a importância do Ensino Religioso na formação básica do cidadão (art, 22 da LDBEN), como área do conhecimento que não privilegia crenças religiosas, nem prega adesão a uma determinada Igreja, mas estuda o “Fenômeno Religioso”, presente nas culturas e na história da humanidade, desenvolvendo em seus conteúdos cinco grandes eixos temáticos: Culturas e Tradições. Religiosas, Teologias, Textos sagrados, Ritos e Ethos.

Fonte: Jô do Carmo - ACS/20CRE/SEDUC

Veja mais Fotos

PREVISÃO TEMPO

PROGRAMAÇÃO

  • 06:30 - 09:00
    Bom Dia Alegria
  • 09:00 - 11:45
    Show de bandas e as 10++
  • 11:45 - 12:00
    Informativo da Prefeitura Municipal de Novo Barreiro
  • 12:00 - 12:20
    Jornal do Meio Dia
  • 12:20 - 13:00
    As 10+ pedidas da semana
  • 13:00 - 16:00
    Paradão Sertanejo
  • 16:00 - 18:00
    Programa gospel - Louvor e Paz
  • 18:00 - 22:00
    Sabadaço

PUBLICIDADE